> Notícias > Civic Type R: Conheça a história do esportivo da Honda

Civic Type R: Conheça a história do esportivo da Honda

Honda Civic Type R

Versão esportiva mais extrema do Honda Civic, a Type R está presente na linha há mais de 20 anos, mas nunca veio oficialmente ao Brasil.

O Honda Civic brasileiro está se despedindo do mercado automotivo depois de uma trajetória de 24 anos. Período que foi marcado por gerações e versões memoráveis, como a esportiva Si do sedã de 8ª geração.

Mas embora o Civic Si tenha permanecido como um objeto de desejo de muitos fãs da Honda mesmo depois do fim da produção local do modelo, o médio da marca japonesa conta no exterior com uma variação esportiva ainda mais extrema: a Type R.

Nascimento do Type R

honda nsx-r 2

Assim como os Volkswagen R e os Audi RS, a sigla Type R é tradicionalmente utilizada para designar os esportivos mais extremos da Honda.

O primeiro Type R foi o Honda NSX. Modelo conhecido pelo apelido de Ferrari japonesa e que contou com a participação de Ayrton Senna em seu desenvolvimento, ganhou em 1992 a nova variação esportiva.

quanto vale o seu carro na instacarro

O foco da Honda era criar um carro de corrida que pudesse ser usado em vias públicas. Por isso mesmo, era um supercarro levíssimo, sem vidros elétricos, ar-condicionado, rádio e sistema de som.

Um ponto importante sobre os modelos Honda Type R é o fato que eles recebem o logo “H” na cor vermelha, como uma homenagem ao primeiro carro da marca na Fórmula 1.

Honda Civic Type R

honda civic type-r 378

O primeiro Honda Civic Type R chegou ao mercado em 1997. Feito sobre a base do hatch de 6ª geração, era oferecido exclusivamente no Japão e usava um motor 1.6 de 160 cv, além de trazer um pacote visual e acerto mais esportivo.

O primeiro Civic Type R tinha motor 1.6 B16 de 185 cv de potência. De 0 a 100 km/h, o modelo acelerava em apenas 6,8 segundos e a velocidade máxima era de 224 km/h. O seu interior exala esportividade, com cores vermelhas nos bancos, porta, tapete, volante e manopla do câmbio. 

A 2ª geração do Civic Type R chegou ao mercado em 2001 e nasceu globalizado. O esportivo tinha deixado de ser produzido no Japão e passou a ser fabricado no Reino Unido, na fábrica de Swindon, sendo, inclusive, exportado para o mercado japonês.

O motor da nova geração tinha mudado também, sendo o 2.0 K20, que entregava 215 cv de potência em sua configuração mais brava para o mercado japonês. Acelerava de 0-100 km/h em 6,7 segundos e atingia os 227 km/h.

mugen honda civic type-r euro 1

Em 2007, quando a empresa japonesa anunciou a 8ª geração do Civic, também mostrou a 3ª edição do Honda Civic Type R. Na verdade eram dois carros. O Type R voltou a ser feito no Japão em uma variação sedã, enquanto o hatch seguiu fabricado no Reino Unido.

O propulsor era o K20 2.0 que produzia 225 cv de potência na versão padrão para o Japão. A produção seguiu até 2011, quando o modelo foi descontinuado.

Mas voltou em 2015, quando a Honda apresentou ao mundo o novo Civic Type R. Agora baseado na 9ª geração e, novamente, apenas na variação hatch, o modelo ganhou um novo motor 2.0 turbo de injeção direta, capaz de produzir 310 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, acoplado ao câmbio manual de seis velocidades. Esse Type R fazia de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos.

Enfim, em 2017 chegou a geração mais recente (e extrema) Honda Civic Type R. Com um propulsor 2.0 turbo, chegou a 320 cv e 40,7 kgfm de torque.

Dessa vez, o esportivo faz de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e alcança a velocidade máxima de 272 km/h. Mantendo a tradição de gerações anteriores, o modelo traz sistemas de direção e suspensão exclusivos, além de um pacote aerodinâmico e o interior exclusivos.

Acesse nosso Guia Instacarro

Confira o preço do seu carro atualizado

Clique aqui

Posts relacionados

BYD SHARK azul
Notícias

BYD investe em lítio no Brasil para expandir produção de elétricos

Empresa chinesa adquire direitos sobre 852 hectares em Minas Gerais, e avança no setor de extração mineral. A proximidade com sua fábrica na Bahia pode indicar planos estratégicos para mineração e processamento do mineral essencial para veículos elétricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *