A temporada de 2024 da F1 começa neste final de semana, algumas regras mudaram e o GP do Bahrein será no sábado
A Fórmula 1 está de volta! Nesta semana terá o primeiro Grand Prix da F1 2024, o GP do Bahrein dará início a que será a maior temporada da história da F1, com 24 etapas. Por causa do Ramadã, tanto no GP do Bahrein como no próximo, o GP da Arábia Saudita, a corrida será no sábado.
O Ramadã começa no dia 10 de março, dia que estava programado para acontecer a corrida do GP da Arábia Saudita, mas como o mês sagrado de abstenções para o islã a corrida foi adiantada em 1 dia. Com isso, o GP do Bahrein também teve que ser adiantado já que é regra na Fórmula 1 que as corridas tem que ter o minímo de 1 semana de intervalo.

Os horários do GP do Bahrein ficam assim:
29/02 (Quinta)
08h30 – Treino Livre 1
12h00 – Treino Livre 2
01/03 (Sexta)
09h30 – Treino Livre 3
13h00 – Classificação
02/03 (Sábado)
12h00 – Corrida
Veja também:
F1 2024: Mercedes revela o carro para a nova temporada
Mudanças de regra para a F1 2024

Além das 24 corridas, no calendário ainda tem previsto as 6 corridas Sprint. Mas, neste ano, o formato será diferente. Antigamente, a classificação para a sprint e a corrida sprint eram no mesmo dia. Agora o esquema fica na sexta-feira com o treino livre 1 e no mesmo dia a classificação para a sprint. No sábado, terá a sprint e logo depois a classificação para a corrida de domingo. E no domingo, habitualmente a corrida.
O formato antigo era uma reclamação constante dos pilotos e equipes por causa das regras de parque-fechado, quando as equipes não podem mais fazer alterações nos carros no sábado, isso fazia com que o ritmo dos carros na sprint fosse o mesmo no domingo.
Além da sprint, uma nova regra é em realação ao DRS, o mecanismo de abertura da asa móvel traseira, que ajuda nas ultrapassagens. Até o ano passado, o DRS só poderia ser ativado a partir da 2 volta, agora já na primeira volta pode ser ativado.
Apelação a FIA
Qualquer fã de automobilismo e Fórmula 1 sabe o quão polêmicas as decisões e punições da FIA têm sido ultimamente, para 2024 a FIA decidiu que para as equipes só vão poder apelar as decisões se apresentarem novas provas e com um novo prazo de 96 horas após o final da prova, antigamente poderia ser feito em até 14 dias. A partir de 2024 a FIA também cobrará um depósito para receber as apelações das equipes.